sexta-feira, 17 de julho de 2009

Vivendo e aprendendo...


(vista da minha janela do hotel)

Esta semana foi ao mesmo tempo uma delicia e muito, muito cansativa... Mas tive muitos aprendizados!

Fui para Frankfurt na segunda-feira para assistir a algumas entrevistas em profundidade com medicos, farmaceuticos e consumidores. Nao conhecia a cidade, por isso foi otimo! Caminhei por toda a cidade, ia aos institutos de pesquisa a pe para curtir tudo ao maximo, e tirei fotos lindas da cidade, que e tambem muito linda!

Parecia uma madame no quarto de hotel gigante que eles reservaram e conheci muita gente legal, da Publicis Frankfurt, Publicis NY e muitos, muitos Clientes. Todos muito simpaticos e receptivos comigo.

Foi muito interessante analisar uma nova cultura, como ela se diferencia tanto da cultura brasileira. Voce tem que esquecer todos os paradigmas, todas as percepcoes pessoais, afinal estas pessoas vivem uma realidade completamente diferente, com outras crencas e valores, outra cultura.

Ai que vem a parte interessante. Nao so dentro da sala, mas durante a viagem, voce aprende coisas como estas:
- Alemaes odeiam comparacoes ou palavras como unico, melhor, revolucionario...
- Alemaes adoram produtos naturais, ou como eles dizem, herbais
- Alemaes ainda odeiam americanos e produtos com esta origem. Um deles ate pediu que o produto seja testado em alemaes, pois eles tem outro metabolismo, outra etnicidade que os americanos (!) - senti uma pontada ariana neste cara...
- Cada cidade tem a peste que merece... Enquanto Sao Paulo tem pombos, Londres tem ratos... Frankfurt e infestada de COELHOS! Lindos, fofos e saltitantes! =)
- Alemaes sao muito, muito impacientes. Principalmente com turistas!

Bem, alem de varios outros aprendizados sobre intestinos, diarreia, constipacao, gases, laxantes, etc, etc, etc que prefiro poupa-los! =)

Voltei para Londres ontem para uma festa do pessoal daqui da agencia que funcionava da seguinte maneira: homens foram para um lado, mulheres para outro, e as 10 horas da noite nos encontramos em uma balada por aqui.

Eu nao bebi nada, fiquei so na coca-Cola, pois tinha bebido muito vinho na noite anterior. E posso falar que tive um otimo aprendizado por causa disso, como se estivesse assistindo a uma pesquisa tambem!!!

Tive alguns aprendizados como estes:
- Britanicos se tornam outras pessoas quando saem a noite (meu chefe parecia meu amigao, me abracando toda hora, as meninas quietinhas daqui estavam enlouquecidas no meio da pista...
- Britanicos AMAM fantasias (um deles vestido de escoces - calma! Usando cuecas!), outro de jogadores de golfe, outros de estudantes - sim, homem vestido de estudante, com sainha e tudo)
- Britanicos bebem. E muito! (isso eu ja sabia, mas ontem eles foram ao extremo. Beberam gim, vodka, champagne, whisky, vinho... Meu Deus!
- O metro influencia a vida dos Britanicos! Deu meia noite, todos vao embora para casa para nao perder o ultimo trem!
- E muito mais dificil entender ingles britanico quando eles estao falando tudo enrolado em uma balada barulhenta.
- Britanicos amam comida chinesa (depois da festa, os remanescentes foram comer comida chinesa em um otimo restaurante em Chinatown. Como eu nao tinha jantado, foi otimo!!!)
- Britanicos sao muito, muito divertidos... Principalmente quando estao bebados!



Bom, por hoje e so. Ate o proximo post!

Um comentário: