terça-feira, 6 de abril de 2010

4 dias de feriado + bicicleta + Benelux = A triade perfeita!

Cá estou novamente, após meu típico sumiço básico de 1 mês... Desculpe a todos os 2 gatos pingados que ainda perdem tempo lendo minhas aventuras por aqui... Não tenho mantido a frequência de posts, e vejo isso como consequência de 2 fatores:

- Aquela coisa conveniente de sempre: estou muito ocupada no trabalho, aqui tá tudo uma loucura, bla bla bla... (esta é a mais fácil de falar, mas sei que não é verdade... Trabalho o mesmo tanto que trabalhei durante todo o meu tempo aqui, então, sem desculpas!)
- Agora colocando em prática meus conhecimentos superficiais de psicologia Freudiana: Na verdade verdadeira, é que eu já entrei naquela fase que não vislumbro mais o fato de morar por aqui. EU SEI... Isso é muito, muito ruim - e um pouco arrogante - sei que temos que nos lembrar sempre de onde estamos e do esforço que tivemos para estar onde estamos -e agradecer! Por isso que de tempos em tempos, gosto de deitar a cabeça no travesseiro e relembrar toda a minha jornada até chegar aqui. Aí esboço um sorriso e durmo feliz, embasbacada e orgulhosa de onde estou. Uma sensação boa - recomendo a todos!

Bem, sem mais delongas, vamos ao motivo do blog: contar as novidades, certo?


Olha so o feriado triste que eu tive...

Como o título já antecipou, fui para uma viagem inesquecível em Benelux - Pensando bem, só fui para Benê! Lux ficou de fora porque é fora de mão se visto pela minha fórmula: possibilidade = distância x tempo...

Bruxelas foi a primeira parada. Uma cidade grande, mas que todos falaram que só tem uma praça (Grand Place) para visitar e aí matou.


Este e um dos predios da praca.

A praça é realmente bonita e bem encantadora, mas quando cheguei lá, fiquei andando pelas ruas por entre o centro e vi coisas interessantissimas dentro - e fora - dela. Um exemplo disso foi o fantástico restaurante que jantei na primeira noite, chamado La Manufacture, recomendado por um Cliente meu daqui: linda arquitetura, deliciosa comida (até a manteiga era saborosa!) e vinho - e o melhor: a preços módicos! Recomendo a todos!!!


Tite celebrando a vida no restaurante La Manufacture

Depois disso fui para a fantástica Amsterdam. Fantástica pois não sabia o que esperar de lá. Só tinha histórias truncadas de pessoas que falaram ser muito bom, outras que odiaram. Fui para lá tentando ver a cidade com um olho sem influências. E realmente acho que tive uma terceira opinião sobre a cidade. Diria que Amsterdam é peculiar pela sua incongruência. Uma mistura de arquitetura histórica com designs moderníssimos, de flores com sujeira, de passeios bucólicos com cenas surreais do Red Light District. E por isso, divido Amsterdam em duas cidades que visitei: a Amsterdam de de dia e a de noite.
A Amsterdam de dia foi uma delícia! Passeios de bicicleta por todo o centro, passeios nos parque de lá, ja começando a se encher de flores, visita frustrada a museus lotados e com filas de espera enormes e muita cena bonita dos canais, das pontes, dos jardins - como eu sempre via nos livros e filmes.


De lá, parti para jantar em um imenso chinês de 3 andares - delicioso, mas bem carinho. E aí - pensando em uma metáfora boa - a 'Monga' se transformou em macaco. Mas o que eu antes tinha medo, lá me surpreendeu. A cidade se transformou em uma grande balada underground, onde Coffeeshops - que estão longe de servirem café - espalham o cheiro de drogas alucinógenas pelas ruas e mulheres expõem seus corpos à venda em pequenas vitrines iluminadas por luzes neon. E a cortina fechada deixava claro que um acordo foi fechado. Uma cena tão provocativa e chocante quanto peculiar e interessante. E tudo controlado por policiais em todo lugar, proibição de fotos, ruas cheias de famílias de turistas observando as opções de mulheres à mostra - apenas para matar a curiosidade - e muita gente fumando, mas com uma atitude de 'estou na minha e voce esta na sua, entao ta tudo certo'. A cidade nao me ajudou a definir minha posição contra ou a favor da liberação das drogas e prostituição, mas sem dúvida me deixou com aquela pulga atrás da orelha, pensando se vale a pena liberar tudo para diminuir os crimes, mas com o preço a pagar de ter uma cidade modificada pela luxuria e os alucinógenos noite após noite. Fantástica cidade para visitar - voltarei com certeza para ver os museus que perdi e curtir a vida noturna de lá - mas, como a visita a qualquer outra cultura muito diferente da sua, você só vai pra visitar e aumentar seu conhecimento, mas fica muito feliz de voltar sã e salva para sua caminha segura e quentinha...

E aí fui para duas cidades dos sonhos: Bruges e Damme. Uma a 5 minutos de bicicleta da outra. E aí sim, me apaixonei pela região, de fato! E as fotos podem falar mais do que qualquer coisa que poderia escrever por aqui...


...e prometo que esta foto não é fundo de tela do Windows!

E aí passeei, descansei, visitei igrejas, comprei chocolates belgas, vi moinhos e flores por todo lado, e os típicos canais da região...


Fechei minha viagem inesquecível com chave de ouro, já me programando para a próxima daqui a 10 dias: BRASIL! Me esperem que estou chegando para agora contar as novidades AO VIVO!

E de programação futura, vou para Barcelona no feriado que tem aqui no fim de maio, comemorar meu aniversário (e do Joaquim!) com a Isa (que mora aqui) e a Ana Clara (que mora em Barcelona e vai nos hospedar por lá)... E, claro, fiquem na expectativa das próximas noticias!

Um grande beijo a todos, empacotados de saudades - que levarei na minha mala para distribuir daqui a alguns dias! Amo vocês!!!

Tite

3 comentários:

  1. Amooo mtuuuuu !!! to triste que nao vou te ver agora.. mas tudo bem ... agente faz a saudades aguentar!! quero ver mais fotos da viagem !!

    besos

    buzzi

    ResponderExcluir
  2. Tite, sensação de que 'já sou daqui' - eu senti o mesmo no final do meu primeiro (e único) ano em Melborne... Normal, muito bom e nada de ruim ou arrogante! Nos faz ver como podemos ser independentes, e sem deixar de dar valor às pessoas que amamos.

    A verdade é que é difícil ter momentos de felicidade solitária sem saber que existem pessoas amadas logo ali do outro lado do atlântico... A 'vibe' tem que ser essa mesma (perdão pela expressão tosca)!

    E Amsterdã certamente não é o lugar para concluir nada sobre a descriminalização, ou não, de drogras e prostituição... Fazem parecer a coisa mais normal do mundo!

    Nos vemos em breve!

    Beijos de Jan-Jan, Jo-Jo e Rê-Rê

    ResponderExcluir
  3. OLÁ LINDA, EU DEVO SER O GATO PINGADO KKKKK BJS.......TIO LAURO

    ResponderExcluir